DUAS INICIATIVAS DE GAIA A VOTOS NO CONCURSO 'AMAR A PRAIA"
Termina a 30 de setembro o período de votação para o concurso "Amar a Praia”, desenvolvido pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), com o apoio da P&G Portugal, que junta 17 iniciativas desenvolvidas pelos concessionários e municípios em vários pontos de Portugal.
Gaia tem duas iniciativas a votação ('Vamos para praia, mas o carro fica em casa!' e 'Utilização de tecnologias sustentáveis de energia em piscina de água de mar na praia de Canide Norte') neste concurso que destaca e premeia anualmente as iniciativas de proteção ambiental dos concessionários das praias costeiras e fluviais.
As votações decorrem no site do Concurso Amar a Praia 2024 – Bandeira Azul (abae.pt). Para apurar os vencedores, a votação do público será somada à votação do júri, composto pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação, P&G, Agência Portuguesa do Ambiente (ARH´s), Direção Geral Autoridade Marítima, DRAAC, Direção Regional do Ordenamento do Território e dos Recursos Hídricos e Federação Portuguesa de Concessionários de Praia. As três praias mais votadas serão premiadas com equipamentos de apoio aos concessionários, como peneiras de areal, compactadores de latas, dispensadores de cinzeiros e sistemas de estacionamento de bicicletas.
Descrição do projeto 'Vamos para praia, mas o carro fica em casa!':
"A frente marítima de Vila Nova de Gaia é servida, de Norte a Sul, por uma ciclovia de dimensões generosas que permite o acesso fácil, rápido e ambientalmente sustentável, a todas as nossas praias que ostentam o galardão Bandeira Azul, permitindo, por ex., que os elementos do Centro Azul que dinamizam as atividades de educação ambiental nas praias se desloquem à praia do dia em bicicleta elétrica (ela própria carregada com a energia produzida pelos painéis solares no telhado do Centro Azul). É possível aceder à praia de Canide Norte (a que escolhemos para a candidatura Amar a Praia) em bicicleta e deixá-la, em segurança, no sistema de parqueamento que foi especialmente desenvolvido pelo Promotor para resistir aos desafios colocados pelo difícil ambiente costeiro. Há já uma década e meia que estes sistemas de parqueamento permitem aos utentes das nossas praias deixarem as suas bicicletas em segurança enquanto desfrutam de um banho de mar, ou da nova piscina de água de mar, ao ar livre, ou de uma manhã de acumulação de vitamina D, enquanto os seus velocípedes permanecem em segurança junto ao acesso à praia. Estes sistemas de parqueamento permanecem, hoje, tão seguros e atrativos como quando foram instalados, há já década e meia, podendo ser uma ideia que outros municípios possam adotar".
Descrição do projeto 'Utilização de tecnologias sustentáveis de energia em piscina de água de mar na praia de Canide Norte'
No areal da praia de Canide Norte, em Vila Nova de Gaia, foi criada uma piscina especial onde TODOS podem tomar banhos de água de mar! A água do mar, que é recirculada por 4 bombas e 4 sistemas de filtragem, é aquecida por meio de 16 painéis solares e 4 bombas de calor que permitem tornar esta operação ambientalmente mais sustentável, ajudando, ainda, a tornar a experiência dos utilizadores mais agradável e apetecível de repetir.
A utilização desta piscina ao ar livre é gratuita e aberta a todos, mas é especialmente importante para idosos, pessoas portadoras de deficiência e famílias com crianças, que assim se podem banhar na água do mar sem grande esforço e com toda a comodidade.
Os painéis solares e bombas de calor permitem-nos, acima de tudo, tornar toda esta operação mais sustentável, reduzindo o consumo de energia elétrica e o seu impacto ambiental.
Sónia Valentim, Diretora de Marketing da P&G Portugal, diz que “é um orgulho continuar a apoiar a Associação Bandeira Azul através deste projeto que tem tanto impacto nas praias portuguesas. Ano após ano, vemos uma clara evolução da iniciativa e do envolvimento de todos, desde os concessionários à população em geral”.
Para Catarina Gonçalves, Coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul “esta parceria continua a fazer todo o sentido, sobretudo neste ano em que trabalhamos sob o mote da Liderança Azul. Procuramos destacar as pessoas que, através das suas ideias e ações, fazem a diferença: concessionários de praia que vão mais além nas suas práticas sustentáveis; moradores que organizam a limpeza das margens de um rio; o artista que dá forma às suas obras com plástico que deu à costa ou o professor de uma aldeia que promove a educação ambiental, por exemplo. O “Amar a Praia” revela, a cada ano, as melhores práticas de quem está diariamente nas praias e enquanto tivermos bons exemplos para partilhar, faz sentido procurá-los e promovê-los”.