DUQUE DA RIBEIRA RECORDADO COM ROTEIRO ESPECIAL GRATUITO
Amanhã de manhã será possível conhecer em detalhe a vida do Duque da Ribeira pela voz do sobrinho Cândido Venceslau, lado a lado com familiares e amigos desta figura carismática, que comemoraria o 121º aniversário, hoje (24 de março).
A D.R.A.M.A.S. "Duque da Ribeira Associação Memória, Altruísmo e Solidariedade", é a associação responsável pelo roteiro de evocação a Deocleciano Monteiro, que dedicou a sua vida ao salvamento de pessoas no rio Douro. A viagem de amanhã começa junto junto ao parque de estacionamento da Alfândega do Porto (em frente ao edifício da Capitania dos portos do Douro e de Leixões) e irá terminar no monumento em memória do "Duque", junto à Ponte Luís I. À semelhança do ano passado, os Mareantes do Rio Douro vão marcar presença neste momento de homenagem a uma figura lendária da beira-rio portuense.
Elevado ao estatuto de figura pública, o Duque da Ribeira conviveu com diversas personalidades portuguesas e estrangeiras e no seu livro de autógrafos constavam as assinaturas da rainha Isabel II, de Inglaterra, dos presidentes portugueses Ramalho Eanes e Mário Soares e do presidente de Moçambique Samora Machel, entre muitos outros.
A iniciativa de acesso livre e gratuito tem o apoio da União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória.
Deocleciano Monteiro faleceu a 9 de novembro de 1996.