DUQUE DA RIBEIRA SERÁ LEMBRADO NA DOURO BRIDGES PORTO-GAIA
No próximo domingo, a partir das 9h30, o rio Douro vai acolher a “Douro Bridges-Porto-Gaia Open Waters 2023", uma prova de águas abertas que se realiza pelo segundo ano seguido e que juntará 260 nadadores de 56 clubes.
O “Duque” da Ribeira, conhecido pelos múltiplos salvamentos e resgate de corpos no rio Douro, será homenageado, numa iniciativa que conta com o apoio da Duque da Ribeira - Associação Memória, Altruísmo e Solidariedade (DRAMAS). Além da partida da prova de quatro quilómetros integrada no Circuito Nacional de águas abertas ser na Ribeira do Porto, onde está um busto de homenagem ao “Duque”, a meta na praia contígua à Douro Marina de Vila Nova de Gaia está localizada na Avenida Deocleciano Monteiro.
Recorde-se que, em março, a DRAMAS assinalou o 121º aniversário do 'Duque' com um roteiro especial.
A 10 de junho de 1964, a Associação de Natação do Porto (anterior designação da atual Associação de Natação do Norte de Portugal que organiza esta competição) condecorou o “Duque” da Ribeira com a Medalha de Serviços Distintos.
No segundo ano de prova, após uma ausência de 43 anos de provas de águas abertas no Rio Douro, a competir 'em casa' estarão vários nadadores da AP Vila d'Este: Alexandra Sofia Monteiro (medalha de Prata na edição 2022) e Patrícia Marisa Ribeiro no escalão B, Nuno Miguel Gavinho no escalão C, Maria Margarida Machado no escalão D, Artur Jorge Rosa no escalão E, Carlos Eduardo Costa no escalão F, e Fernando Paulo Fabião no escalão I.
Fotografia: Arquivo - Associação de Natação do Norte de Portugal