'É PRECISO SAIR DA LINHA' DEBATEU TRANSIÇÃO E MODELOS DE ECONOMIA CIRCULAR
Decorreu esta quinta-feira o 'É preciso sair da linha', um seminário da APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) sobre Economia Circular. O Auditório da Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia foi palco de partilha de experiências e conhecimento, bem como de melhores práticas e metodologias para uma transição mais eficiente e eficaz.
Da parte da Águas de Gaia, o evento contará com a participação de Miguel Lemos Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, na sessão de abertura e de Fernando Ferreira, Diretor do Departamento de Águas Pluviais e Ambiente da Águas de Gaia no painel “Casos práticos de transição para a Economia Circular”.
Na base do seminário esteve a urgência de "transitar para um modelo de Economia Circular, assente na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. A economia circular representa uma mudança cultural no modo como deve ser entendido o consumo e o sistema produtivo para enfrentar a falta de recursos, o impacto ambiental, a criação de valor e o emprego. Apresenta-se como um sistema de aproveitamento de recursos onde prevalece a ideia de que o melhor resíduo é aquele que não é gerado, enquanto os resíduos inevitáveis são considerados recursos que podem ser reutilizados e reciclados. Pretende-se neste seminário, partilhar, com todos os participantes, bons exemplos de economia circular que têm vindo a ser implementados, dar a conhecer as tecnologias e metodologias disponíveis à sua implementação e medição, mostrar e discutir os desafios e oportunidades que a economia circular pode representar e ainda ser um veículo motor para a sustentabilidade", lê-se na apresentação do evento.
A Comissão Especializada de Economia Circular (CEEC) da APDA foi composta por Alexandre Lopes (Águas do Interior - Norte), Álvaro Pedroso (Penafiel Verde), Ana Santos (Águas de Coimbra), Ana Simeão (AGS), António Eusébio (Águas do Algarve), Bernardo Taneco (Ecodepur), Carla Cavaco (EMAS de Beja), Clara Varandas (Be Water), Cláudia Albergaria (SMAS da Maia), Cristina Chaves (Águas de Gaia), Cristina Rocha (LNEG), Elza Ferraz (Águas e Energia do Porto), Fernando Ferreira (Águas de Gaia), Helena Saraiva (EPAL), Margarida Bastos (Indaqua), Paulo Inocêncio (Águas do Tejo Atlântico), Paulo Rodrigues, Pedro Costa (SMAS de Sintra), Sandra Ferreira (AGERE), Sandra Jorge (Águas do Centro Litoral), Sandra Pereira Silva (Águas de Coimbra), Sara Barreto (Águas do Algarve), Susana Carvalho (Águas do Norte), Susana Silva (Águas do Alto Minho).
Fotografias: Águas de Gaia