EDIFÍCIO MAIS ALTO DO PAÍS VAI NASCER NA CIDADE DE GAIA
Vila Nova de Gaia passará a contar com o edifício mais alto do país: uma torre de 26 andares, a construir nos terrenos do futuro Sky Line, na rua General Torres. O edifício será destinado a um hotel a gerir por uma grande marca internacional, informou hoje o 'Dinheiro Vivo'..
Com 92 metros de altura, o Sheraton Lisboa Hotel, e a Torre do Lidador, na Maia, são os edifícios mais altos de Portugal, com 92 metros de altura. O Holiday Inn Porto Gaia está na lista dos edifícios mais altos do país, com 80 metros de altura, enquanto a Tower Plaza da rotunda Edgar Cardoso apresenta 70 metros de altura.
Para além deste tipo de edificado, em Portugal há cinco torres com mais de 100 metros de altura; Torre Altice - Monte da Virgem (177 m) Torre Vasco da Gama (145 m), Torre de Monsanto (120 m), Torre de São Rafael - Parque das Nações (110 m) e Torre de São Gabriel - Parque das Nações (110 m). Bem perto da novo edifício-torre do Skyline encontra-se a torre-edifício Douro, com 73 metros de altura.
Segundo o grupo Fortera, promotor do Skylinem o preço do metro quadrado nas residências que vão ali rondará o sete mil euros.
O Skyline, que será construído em cinco fases, contempla ainda um centro de congressos para 2500 pessoas, uma praça urbana, 300 apartamentos para o segmento médio alto, parque de estacionamento para 700 veículos, escritórios e retalho. Para já, o grupo israelita vai avançar com a construção do hotel, da praça central, do parque de estacionamento e do centro de congressos, prevendo terminar a obra num prazo de três anos. Neste projeto, inicialmente orçamentado em 110 milhões de euros, mas que as alterações ao desenho inicial e o aumento dos custos de construção obrigaram a uma revisão para 150 milhões, a Fortera conta com a participação de mais dois investidores israelitas.
O projeto Skyline vai envolver um investimento de 150 milhões de euros e dará um novo rosto urbano à zona onde vai ser implantado, permitindo, entre outras coisas, a ligação da Rua General Torres à Rua Cândidos dos Reis.