ESTAÇÃO DE MANUEL LEÃO COMEÇA A GANHAR FORMA
A obra de expansão da Linha Amarela da Metro do Porto de Santo Ovídio a Vila D'Este continua em força sobretudo na zona da futura estação subterrânea de Manuel Leão, a primeira no sentido de Vila D'Este.
A extensão inicia-se após a Estação de Santo Ovídio e desenvolve-se ao longo de aproximadamente 3,15 km, na qual se localizam as estações Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila D’Este. Faz também parte do projeto um Parque de Material e Oficina, bem como os seus ramais de ligação. Será também construída uma via de resguardo para inversão de veículos / rotura de frequência a sul da estação de Santo Ovídio. O traçado desta extensão desenvolve-se à superfície, em viaduto e enterrado em túnel. Melhorará o acesso a zonas com importantes componentes escolares, residenciais e de saúde, captando muitos passageiros ao transporte individual.
As obras de expansão da Linha Amarela da Metro do Porto arrancaram no início de abril, sendo que, dentro de semanas, haverá estreitamento na via de acesso da A1 a Santo Ovídio.
A expansão da Linha Amarela para sul acontecerá através de um viaduto sobre a autoestrada, sendo que depois a linha entrará num túnel até chegar à futura estação Manuel Leão, em Gaia, onde servirá a Escola EB 2-3 Soares dos Reis e o Centro de Produção da RTP no Monte da Virgem. De seguida, a linha volta à superfície até à estação do Hospital Santos Silva, uma das unidades do Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho, partindo para a urbanização de Vila D’Este.