ESTAÇÃO DE METRO SUBTERRÂNEA TERÁ UMA LIGAÇÃO INTELIGENTE

Soluções urbanísticas apresentadas para este espaço urbano
04-05-2021 | 10:56 | | |

ESTAÇÃO DE METRO SUBTERRÂNEA TERÁ UMA LIGAÇÃO INTELIGENTE

Escrito por O Gaiense

Eduardo Vítor Rodrigues cumpriu mais uma etapa das suas presidências abertas, desta vez a propósito do quarteirão António Sérgio, em Mafamude, no entorno da escola com o nome de um dos principais nomes do movimento cooperativista e do socialismo democrático.
O presidente da Câmara de Gaia analisou os contributos públicos, gerados pelo projeto ‘Ubuntu no Bairro’ (tutelado por Rui Marques) e que atingiram também a comunidade escolar, e encontrou “uma enorme potencialidade e um enorme futuro” neste espaço da freguesia de Mafamude coroado por um renovado Jardim Soares dos Reis,
Eduardo Vítor Rodrigues disse estar perante um espaço urbano com escolas de referência, infraestruturas e uma lógica que combina urbanização e serviços e que pode ser inspiradora para “um bairro cultural, onde se promova uma forma de viver em comunidade”. Os cidadãos auscultados reclamaram a necessidade de semaforização de algumas vias, o estacionamento e o estado dos passeios. Eduardo Vítor Rodrigues tudo anotou, alertando para a necessidade não só de construir, mas também de velar pela manutenção dos espaços. Quanto ao futuro, o presidente da Câmara de Gaia relevou a segunda linha de metro para Gaia, que terá, até 2026, uma estação subterrânea entre a escola  António Sérgio e o Bairro do Cabo Mor. Uma estação que contará com “uma ligação inteligente entre o jardim e a Avenida Nuno Álvares”, com uma nova zona de lazer a emergir no local da estação da linha entre a Casa da Música e Santo Ovídio, via Devesas.
“Devolver gradualmente espaço público aos cidadãos e tornar o espaço acessível” foram desígnios que Eduardo Vítor Rodrigues relevou também nesta sessão on-line da Presidência Aberta. 

Mais notícias