Estreia nos Estados Unidos "fantástica" para o cantor gaiense Daniel Fernandes
Foi com dose dupla que o cantor gaiense Daniel Fernandes atuou na Flórida, nos Estados Unidos da América, pela primeira vez. A 1 de novembro teve "casa cheia" no espetáculo na Portuguese American Suncost Association. Seguiu-se o concerto na Fundação Amaral em Palm Cost/Florida com mais de 800 pessoas a "dançarem" ao som das músicas deste artista natural de Alheira, em Pedroso. Participou neste festival em conjunto com três ranchos: Rancho Corações de Portugal Palm Cost /Rancho Infantil Corações de Portugal Palm Cost e Racho Folclórico sonhos de Portugal de Mineola, em Nova Iorque.
"Foi fantástico, não estava à espera. O senhor António Amaral, foi o grande responsável pela minha estreia na América, porque me convidou para o Primeiro Festival Português em Palm Cost Flórida, onde todos os fundos angariados serão doados à Fundação António Amaral que depois são destinados ajudar jovens em bolsas de estudo", explicou o cantor, que está perto de atingir a marca de 200 concertos fora do país para as comunidades de emigrantes. Daniel Fernandes atua regularmente na Alemanha, Suíça, França, País de Gales, Liechtenstein e Luxemburgo, tendo-se estreado este ano na Bélgica e também, com a primeira tour intercontinental, na Austrália, atuando a 5, 6, 12 e 13 de julho (a convite da South Coast Portuguese Association Ltd., com atuação também no Club Inner West).
"A comida foi o mais diferente na América, grandes quantidades. Comi uma vez de manhã e depois só ao fim da noite. Em termos de hospitalidade todas as comunidades são iguais, recebem de braços abertos, com carinho e abrem as portas de casa", descreveu Daniel Fernandes, que irá regressar à Florida para atuar a 26 de novembro e 27 de dezembro. Após um espetáculo privado em Marselha este sábado, irá a fazer duas semanas de pausa, já que o calendário vai ser intenso até ao final do ano. Além de atuar em Lyon, terá três concertos na Suíça (12, 13 e 14 dezembro). As últimas noites de festa a cargo do cantor e a passagem de ano serão em Nova Iorque.
"Para 2026 já tenho a agenda bastante cheia", revela. Daniel Fernandes 'lê a pista' e reconhece que os maiores êxitos nesta fase da carreira, junto dos emigrantes, são 'Assim é a vida de emigrante' e ''Vou voltar ao meu país'. "São músicas, uma mais triste e outra alegre, que caem no goto, mas há outras que fazem as pessoas dançar como 'Ela quer que lhe corte o mato' e 'Se eu nascesse rico'. Na música 'Roubei a franga ao vizinho', do disco 'Ela quer uma solda na panela', as pessoas até abanam as asas", comenta.