EXTENSÃO DA LINHA AMARELA ESTARÁ A FUNCIONAR EM JANEIRO DE 2024
O calendário de obra da extensão da Linha Amarela está a ser cumprida e a semana que está a terminar fica marcada pela conclusão da escavação do primeiro túnel entre as estações de Santo Ovídio e Manuel leão.
A Linha Amarela irá ganhar mais 3,15 quilómetros e três estações (Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila D' Este), para além de um novo parque de materiais e oficinas (junto a Vila D' Este) e respetivos ramos de ligação, aí se incluindo também uma via de resguardo para inversão de veículos/rotura de frequência a sul da estação de Santo Ovídio. O traçado desta extensão desenvolve-se à superfície, em viaduto e enterrado em túnel.
Este primeiro troço de túnel cuja escavação foi concluída tem a extensão de 160 metros e segue-se, na direção de Vila D' Este, ao viaduto 616 metros que se segue à estação de Santo Ovídio. Este túnel tem 23 metros de altura e 42 metros de largura.
A seguir à estação de Manuel Leão, segue-se outro troço de túnel de 634 metros de comprimento, cuja escavação irá agora começar.
A obra de extensão da Linha Amarela estará concluída, se os prazos continuarem a ser cumpridos, até ao final de 2023, entrando em operação o novo circuito, com uma frequência ligeiramente inferior ao troço principal da linha, em janeiro de 2024.