FAZEDOR DE SONHOS... POR MEDIDA
A primeira coisa que nos cativa é a simpatia de Américo Monteiro e da esposa; a seguir, o profissionalismo e a competência com que nos ouvem, assim como a arte com que o proprietário dá vida aos sonhos nos esboços que se transformam em móveis que partilham a casa dos clientes. A seguir, nasce a obra: objetos com vida que continuam a dar vida aos Móveis Palacete… há 49 anos festejados precisamente no Dia de S. Martinho. Este ano, no dia 11 de novembro, a casa voltou a abrir portas não só para vender os seus produtos, mas para dar miminhos aos clientes e amigos que, ao longo dos anos, fizeram crescer os Móveis do Palacete.
Crescer com simpatia e respeito pelos clientes
Sediada no Candal, esta empresa completou na semana que passou 49 anos de vida. Américo Monteiro começou na área da construção a ganhar 40 escudos à época. Trabalhou, aprendeu, sonhou e, em 1975, arriscou criando uma empresa que durante 20 anos centrou a sua atividade no fabrico de mobiliário. A partir daí, o crescimento abrangeu a comercialização e, principalmente, a capacidade de criar móveis personalizados e feitos à medida dos clientes, procurando executar peças que satisfaçam os desejos de quem os procura, tentando aliar o sentido estético e funcional a preços adequados à excelente qualidade que proporcionam. Dos quartos às salas de estar ou de jantar, passando por roupeiros ou peças mais pequenas, os Móveis Palacete continuam a ser o ponto de referência para quem quer qualidade e inovação: “Este trabalho é uma paixão permanente. Sou criativo, mas preciso de organização e concentração porque muitas das peças são originais e não ambicionamos nada mais do que a perfeição”, garantiu Américo Monteiro. Mesmo no catálogo rico em ofertas, mas mesmo assim em permanente crescimento, é fácil ver que as ma-deiras com que trabalham são de qualidade superior: wenge, pinho maciço, carvalho, nogueira, cerejeira e lacados, entre outros.
Inovação e criatividade na linha da frente
Os 73 anos cheios de vida de Américo Monteiro dão-lhe um vasto conhecimento do mercado e dos clientes e reforça: “A importância da inovação e da formação seja dos gestores, chefes de equipa ou dos trabalhadores. Nos tempos atuais precisamos de ideias novas e criativas para dar respostas aos pedidos dos clientes. Cada vez mais as solicitações são na área do mobiliário adaptado a cada casa e espaço, sem nunca esquecer a estética, a funcionalidade e a qualidade dos materiais.” O responsável acrescentou ainda que o nosso País e o mobiliário em particular não podem deixar sair os jovens. Precisamos de melhores salários nesta área para que permaneçam e trabalhem em Portugal. O aumento do nível de vida e os custos que lhe estão associados não têm sido acompanhados com o incremento do poder de aquisição das famílias. Por fim quero agradecer a todos os colaboradores e aos nossos clientes.