FC GAIA CONTINUA A VOAR ALTO NO NACIONAL DE ANDEBOL
A 19ª Jornada do Nacional de andebol da I Divisão começou ontem em Gaia, com a receção da equipa de Carlos Resende, o FC Gaia Empril, ao ABC UMinho, de Filipe Magalhães.
O jogo iniciou-se com um início avassalador dos bracarenses, que abriram o ativo pela mão de José Silva e só pararam nos 5 golos sem resposta, por Marco Cruz, tendo o treinador gaiense colocado um time-out pelo meio. Pedro Salvador conseguiu desbloquear a defesa do ABC, quando já tinham decorridos 5 minutos, marcando pela primeira vez para a formação de Gaia.
Com oito minutos decorridos, a equipa da casa já tinha conseguido reduzir a desvantagem, para três golos, com 3-6 no placar, mas novo desacerto no ataque contribuiu para que os bracarenses voltassem à liderança por cinco (3-8). Com o desenrolar do encontro e à passagem dos 17 minutos, os gaienses aproximaram o resultado pela margem mínima (8-9) e o empate acabou mesmo por surgir pela mão de Nuno Grilo (9-9).
Ao intervalos, os gaienses venciam por 13-11. No segundo tempo, foi a vez do FC Gaia Empril pisar o pedal, com um parcial de 3-1 e aos 36 minutos já vencia por 20-16, levando a uma paragem de jogo por Filipe Magalhães. Mas o desenrolar do encontro revelou-se favorável à equipa de Carlos Resende que, com 10 minutos volvidos, vencia por cinco golos de diferença, com 23-18 no marcador.
O final do jogo foi estonteante. A aproximação acabou por surgir apenas aos 20 minutos, com Tiago Ferreira, guardião do ABC, a colocar o encontro pela margem mínima, a 26-25 e, na sequência, Marco Cruz coloca tudo empatado, levando, desta vez, ao time-out de Carlos Resende. O jogo tornou-se bastante emocionante, com grande intensidade das duas equipas, e grande protagonismo para os guarda-redes, com Pedro Salvador a desbloquear o ataque após vários minutos sem golos – ao que se seguiram golos de parte a parte. O encontro acabou por terminar com uma vitória do FC Gaia Empril, por 30-29, com a ajuda de Vasco Costa, que, com 9 golos, foi o melhor marcador do encontro.
Com 18 jogos disputados, o FC Gaia ocupa a 5.ª posição do campeonato, com 40 pontos somados a três pontos da zona de disputa do título, concretamente da equipa do Águas Santas, que tem mais um jogo disputado. O Sporting lidera com 55 pontos, seguido por FC Porto (49) e Benfica (47)