FEIRANTES QUE SEPAREM LIXO COM ISENÇÃO DE 50%

1
31-03-2023 | 12:10 | | |

FEIRANTES QUE SEPAREM LIXO COM ISENÇÃO DE 50%

Escrito por Diogo Ferreira

Na próxima reunião do executivo, a 3 de abril, a Câmara Municipal de Gaia vai discutir uma proposta que permite isentar a 50% o pagamento da taxa de ocupação nas feiras municipais caso os feirantes separem os resíduos corretamente.

Esta medida do município surge com o intuito de "não só contribuir para a defesa do meio ambiente, como estimular a economia local e permitir que o preço final que chega ao consumidor seja mais acessível e justo", com a expectativa que "as grandes quantidades de resíduos passarão a ser tratadas numa lógica de economia linear".

Os serviços municipais ficam responsáveis pela colocação de equipamentos de compostagem nos recintos das feiras municipais ou, em alternativa, farão a recolha de resíduos alimentares para aquele ou outros fins de natureza circular. Recorde-se que, de forma periódica, os serviços reforçam a separação e o depósito de embalagens nos ecoponto

Segundo o artigo 22.º do regulamento municipal aplicável, o feirante tem o dever de “no final da feira, deixar o espaço de venda e as áreas adjacentes limpas e depositar o lixo nos contentores existentes para esse efeito”.