FILHA DE JOSÉ SARAMAGO EXPÕE EM GAIA
A Onda Bienal celebra o centenário do escritor português José Saramago com “Abraço a Saramago”, que leva a Gaia uma exposição individual de Violante Saramago Matos e uma mostra coletiva sobre a obra do Nobel da Literatura. Uma exposição inaugurada com casa cheia.
Esta iniciativa assinala os 100 anos do nascimento de José Saramago, de 5 de março a 30 de abril, na Casa Museu Teixeira Lopes/Galerias Diogo de Macedo, em Vila Nova de Gaia.
A exposição individual de Violante Saramago Matos, filha do escritor, tem curadoria de Agostinho Santos e traz “21 obras com forte componente afetiva, numa abordagem íntima à obra do Prémio Nobel da Literatura, recriando trechos literários que se cruzam com o pincel da artista”.
O “Abraço a Saramago” estende-se a outras 19 obras dos artistas Albuquerque Mendes, António Bessa, António José de Carvalho, Avelino Rocha, Bruno Marques, Fernando Barros, Filipe Rodrigues, Henrique do Vale, Isabel e Rodrigo Cabral, Juan Domingues, Lina Carvalho, Luís Silveirinha, Nazaré Álvares, Pedro Calapez, Rui Costa, Rui da Graça, Valter Hugo Mãe e Zulmiro de Carvalho.
Estas mostras integram o programa Onda Bienal, promovido pelos Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural.