GAIA AMANHÃ EM AVISO LARANJA NO DIA QUE PODE SER DE RECORDE DE TEMPERATURAS MÁXIMAS
Vários máximos absolutos de temperatura podem cair amanhã em muitas estações espalhadas pelo país, preveem alguns meteorologistas face à previsão de máximas de 47 graus no distrito de Santarém. No entanto, o IPMA é mais conservador nos seus modelos e apenas aponta como picos de temperatura os 45 graus nos distritos de Santarém, Beja e Santarém.
O recorde nacional validado pelo IPMA são 47.3°C, registados em 2003 na Amareleja, Alentejo.
Por outro lado, ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, e na sequência de um pedido de Portugal, o Governo de Espanha disponibilizou dois aviões pesados anfíbios (Canadair) para apoiarem no combate aos incêndios em Portugal.
Estes dois aviões juntam-se aos 60 que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios e começaram a operar hoje.
Para Vila Nova de Gaia, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para amanhã uma temperatura máxima de 37 graus, o que motivou aviso laranja, o mesmo sucedendo na quarta-feira, quando a temperatura máxima pode descer ligeiramente, para 34 graus.
Também na Europa ocidental e central olham com apreensão para as simulações dos modelos meteorológicos para os próximos dias, já que poderíamos estar perante uma onda de calor histórica em países como a França ou o Reino Unido, com os modelos a simularem temperaturas nunca vistas em terras de sua majestade, até 42°C no leste de Inglaterra e 47°C no noroeste de França, uma autêntica aberração meteorológica, refere a página Meteo Trás os Montes,