
GAIA AUMENTA DE 25 PARA 42 LOCAIS DE VOTO ANTECIPADO
Vila Nova de Gaia vai passar de 25 locais para voto antecipado para 42 no processo eleitoral que se aproxima, com eleições legislativas marcadas para 30 de janeiro, quando se prevê que a quinta vaga da pandemia ainda esteja a produzir efeitos significativos.
Os municípios que têm mais eleitores — Lisboa, Sintra, Vila Nova de Gaia e Porto — estão a criar planos para que seja possível a mais pessoas votarem antecipadamente nas legislativas quando o Ministério da Administração Interna ou pela Comissão Nacional de Eleições ainda não pormenorizou o processo eleitoral, avança o Público.
Estes concelhos têm cerca de 1,27 milhões de eleitores inscritos e, num panorama em que se antevê um grande número de pessoas em confinamento, acima dos 500 mil eleitores, com estas medidas pretende-se que seja possível o voto para quem esteja em casa ou em lares.
Em declarações ao jornal 'Público', Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da câmara municipal de Vila Nova de Gaia, disse que autarquia vai colocar “todos os meios” para “possibilitar a votação”.
As brigadas de votos, que são constituídas por pessoas devidamente protegidas para recolher voto de quem está confinado, também vão aumentar nestes grandes concelhos.