GAIA CONTA COM 81 LINHAS PARA O NOVO TRANSPORTE PÚBLICO
Vila Nova de Gaia terá 81 linhas de transporte público unificado - à margem da Metro e da STCP - quando for ativada na área metropolitana do Porto o novo modelo de mobilidade, em concurso desde 2020 mas sucessivamente a ver adiado o seu desfecho devido a reclamações das empresas que não venceram o concurso nos respetivos lotes.
Espinho contará, por sua vez, com dez linhas, Arouca 21 linhas, Oliveira de Azeméis 34 linhas, São João da Madeira 11 linhas, Vale de Cambra 13 linhas e Santa Maria da Feira 57 linhas. Uma rede de transportes a funcionar com passes no valor de 30 euros (Z3) e 50 euros (Metropolitano).
Esta nova rede irá substituir os serviços efetuados pelos cerca de 30 operadores privados rodoviários na AMP, de que são exemplos os serviços atualmente prestados pela Valpi, Espírito Santo, MGC e UTC.
Há ainda o risco, face às sucessivas impugnações, de o concurso ser anulado.
Vila Nova de Gaia e Espinho terão um operador único caso o processo seja concluído, num serviço uniformizado com bilhete Andante e contará com uma frota de autocarros de imagem único e com boa prestação ambiental.
Por concelho, a Póvoa de Varzim será servida por 11 linhas, Vila do Conde por 35, Matosinhos por 29, Maia por 19 e Trofa por 16. Para Santo Tirso estão previstas 14 linhas, para Valongo 13, para Paredes 35 linhas e para Gondomar (incluindo Lomba, a sul do Douro) 40 linhas.