GAIA CONTINUA NO PÓDIO COM PLENA CERTIFICAÇÃO DAS PRAIAS
As épocas balneares vão-se sucedendo, mas Gaia não arreda pé do pódio das bandeiras azuis com a atribuição, novamente, de 20 galardões. É o número máximo possível no concelho. Apenas Albufeira continua a ser o concelho que ultrapassa o número gaiense, com 26 distinções. Para Miguel Lemos Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, a presença “em pleno” na lista divulgada a 27 de abril pela Associação da Bandeira Azul da Europa (ABAE), “é uma enorme satisfação”.
A região norte terá 87 das 432 bandeiras azuis, distribuídas pelo país. Anatomia das certificações A certificação da qualidade dos areais gaienses situados ao longo de 15 quilómetros de costa e todos conectados por extensos passadiços totaliza 19 praias. A este número soma-se a distinção atribuída à Douro Marina, em Canidelo, que continua a hastear a bandeira azul de forma consecutiva desde 2018. Nesta vertente (marinas), é a única no norte do país.
“O segredo é o mesmo de sempre, o foco, a dedicação e coordenação de todos os trabalhadores”, conta o responsável pela Águas de Gaia, que aponta “ao trabalho contínuo ao longo do ano e não apenas durante os três meses de época balnear” para revalidar a qualidade ao nível de saúde pública, da água, areais e apoios e serviços de praia.
Notícia completa na edição 1097 já nas bancas