GAIA FOI EM 2021 O QUARTO CONCELHO COM MAIS PARTICIPAÇÕES CRIMINAIS
Vila Nova de Gaia foi segundo distrito do Porto e o quarto do país com mais participações policiais em 2021, num total de 7748, aqui se envolvendo situações de furto em veículo motorizado, violência doméstica e ofensas à integridade física. Estes números resultam do Relatório Nacional de Segurança Interna, ontem divulgado.
A criminalidade geral registou um aumento de 0,9% em relação a 2020, num total de 301.394 participações. O crime de furto em veículo motorizado foi o segundo com maior crescimento conheceu em todo o país, aumentando 6,2%, num total de 5.048 participações, sendo só superado pelo crime de burla informática (+7,7%)
O Porto foi o concelho que no distrito mais participações registou e Matosinhos seguiu-se a Vila Nova de Gaia, conforme se pode ver na imagem. Note-se que Vila Nova de Gaia é o terceiro concelho mais populoso do país, com um total de ronda os 300 mil habitantes, acima do Porto e de Matosinhos, por exemplo. Almada (6.112) e Cascais (5.917) têm números próximos de Vila Nova de Gaia em termos de participações criminais.
O concelho de Lisboa (o concelho mais populoso do país) lidera o ranking das participações policiais deste nível, com um total de 25.912, seguindo-se o Porto, como já foi referido, e Sintra (o segundo concelho mais populoso do país) com 10.310.
A criminalidade violenta e grave, por seu lado, decresceu quase 7% em relação a 2020, com destaque para o roubo por esticão. No polo oposto, a violação e a extorsão foram crimes que dispararam nos números.