GAIA INFINITY HUB É O NOME DEFINITIVO DO CENTRO TECNOLÓGICO DA MADALENA
O grupo brasileiro Gestão Capital já tem nome definitivo para o centro tecnológico e universitário que vai nascer na Madalena. Segundo revela o 'Jornal de Negócios', o projeto que será instalado em 21 hectares de terreno próximo do mar, abrangendo não apenas o atual espaço ocupado pelo parque de campismo da Madalena, chamar-se-á Gaia Infinity Hub (Gaia Innovation City foi o primeiro nome que veio à luz).
A aquisição do terreno custou 8,5 milhões de euros mas é apenas uma parte de um investimento que pode superar mil milhões de euros.
De acordo com o Jornal de Negócios, o objetivo passa por construir o Gaia Infinity Hub, que pretende ligar “jovens talentos, instituições de ensino de renome e grandes empresas num único ‘hub’ para a expansão da inovação, da tecnologia e do empreendedorismo”.
Este Gaia Infinity Hub, que já tem o OK da Câmara de Gaia mas à condição de uma revisão do PDM que impeça qualquer aproveitamento imobiliário, será feito em duas fases. A primeira, a concluir em seis anos, corresponde à implantação de 166.000 m2 de construção. Já numa segunda fase, o objetivo é obter estatuto Projeto de Interesse Nacional (PIN) para construir até cerca de 250.000 m2 naquele espaço.
Este Gaia Infinity Hub será um gigantesco complexo com capacidade, diz a promotora Gestão de Capital, para uma população estudantil de cerca de 8.000 e 1.500 professores no seu programa de atividades. Além disso, será “capaz de gerar 15 mil empregos diretos, com equipamentos de ensino, empresas e inovação e tecnologia, hotel, área de retalho e serviços de gestão patrimonial da infraestrutura”.
De acordo com a mesma fonte, empresas como Netflix, Apple, Microsoft, Google e Tesla, entre outras, poderão abrir escritórios neste Gaia Infinity Hub.