GAIA NÃO MEXE NO TARIFÁRIO DA ÁGUA EM 2022

gaia
16-12-2021 | 18:54 | | |

GAIA NÃO MEXE NO TARIFÁRIO DA ÁGUA EM 2022

Escrito por Eugénio Queirós

A Câmara de Gaia irá aprovar na sua próxima reunião, segunda-feira, a manutenção da tarifa de água e saneamento no ano de 2022, não considerando a inflação que está a ser ponderada. A autarquia irá também manter os tarifários especiais - tarifa social e tarifa familiar - com alargamento dos consumos tendo em conta o número de elementos que compõem o agregado familiar.

texto

A tabela para aplicação de um agravamento à tarifa de utilização do efluente industrial, em função do grau de incumprimento dos valores máximos de concentração, vai manter-se. À mesma, porém, foram acrescentados alguns parâmetros que faltavam e são tidos como "relevantes", nomeadamente o pH e a condutividade enquanto indicadores da presença de substâncias poluentes e com impacto na degradação das infraestruturas de transporte.

Recorde-se que na fatura da água dos gaiense, tendo em conta um consumo médio anual de 120 metros cúbicos prevalece um custo de 330 euros, sendo 131 euros respeitantes ao consumo de água e o restante faturados para saneamento (147 euros) e resíduos sólidos (42 euros). Segundo a DECO, a Trofa é o concelho do país onde a água é mais cara (527,50 euros para o consumo atrás citado acrescido das taxas de saneamento e resíduos sólidos). Aqui ao lado, os portuenses pagam 270,47 euros pelo mesmo "pacote", que em Matosinhos vale 281,69 euros. Na Feira, por outro lado, esta fatura eleva-se a 382,28 euros.

Mais notícias