
Gaia Protege+ ultrapassa as mil vítimas de violência
Criado em 2018, o projeto Gaia Protege+ ultrapassou a marca de mil pessoas acompanhadas. Só em 2025, estão ativos 336 processos, o que reflete a dimensão e impacto da resposta implementada, apresentando-se como uma referência nacional na proteção e apoio a vítimas de violência.
Em 2025, destaca-se a criação da EMAV (Equipa Multidisciplinar de Apoio à Vítima), uma equipa em permanente parceria com a PSP, que atua de forma rápida e especializada na violência doméstica e de género.
A maioria das vítimas são mulheres (94,6%), entre os 35 e 50 anos, abrangendo diversas nacionalidades e níveis de escolaridade. Além do apoio direto, o projeto promove ações de sensibilização para prevenir a violência e promover a igualdade de género.
O Gaia Protege+ tem ainda uma vertente inclusiva, pois para além de vítimas de nacionalidade portuguesa acompanha pessoas de países como Brasil, Índia, Colômbia, Venezuela, Cabo Verde, Rússia, Ucrânia, Peru, Cazaquistão, Argentina e Angola, entre outros.
Os técnicos do Gaia Protege+ e da EMAV estão disponível pelos telefones 22 3742441 ou 936083515 ou através do email gaiaprotegemais@cm-gaia.pt