GAIA QUER AUMENTAR TEMPO DAS ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO ESCOLAR
Apenas 70 dos municípios portugueses assumira, como era de lei, a competência integral na área da Educação e Vila Nova de Gaia foi um deles.
Eduardo Vítor Rodrigues estima que a gestão do pessoal auxiliar e da manutenção do parque escolar de Gaia represente um aumento de despesa anual de 7 milhões de euros, já tendo em conta o que o Governo se propõe transferir, mas espera que daqui a um ano tudo seja revisto, com a autarquia a ser compensada do esforço que vai assumir.
Até ao final de março, já pertencia à autarquia gaiense a administração da Educação no pré-escolar e no ensino básico. Desde 1 de abril, esta competência alagar-se a todo o universo do ensino.
Note-se que Vila Nova de Gaia já tinha assumido dois ambiciosos programas representados pelo Gaia Aprende + e pelo Gaia Aprende +i, programas que vai continuar a reforçar. O presidente da Câmara de Gaia já revelou mesmo que pretende alargar o tempo das atividades de enriquecimento escolar (AEC), passando a integrar nos quadros de pessoal os professores responsáveis por estas atividades complementares que vão do teatro a muitas outras artes.
Pendentes, no campo da descentralização de competências, estão ainda as transferências de competências das áreas da saúde (em 'pausa técnica') e da ação social (que Gaia irá assumir a partir de 1 de janeiro de 2023).