GAIA VOLTA A ALCANÇAR O PLENO
Depois de Albufeira, Gaia volta a ser o concelho com mais Bandeiras Azuis. São um total de 19 praias, mais a Douro Marina, que este ano passa a ser a única galardoada na região norte de Portugal.
Apesar da pandemia da COVID 19, o ano de 2021 tem um balanço positivo, visto que se registou um aumento, relativo a 2020, de 12 Bandeiras Azuis em termos nacionais, perfazendo um total de 372 praias, 16 portos de recreio/marinas e 11 Embarcações Ecoturísticas. “A Bandeira Azul é um símbolo, mas por trás está muito trabalho de uma equipa, onde os municípios foram exemplares”, referiu José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul.
Sentimento de orgulho
Ainda não foi publicado em portaria, mas O Gaiense tem conhecimento que a sugestão para a época balnear em Gaia é entre 12 de junho e 12 de setembro. Após a apresentação do Geossítio, em Lavadores, este ano a grande novidade é a ‘Rota da Água’, um projeto turismo-ambiente, que tem como muito intuito dar a conhecer o concelho através dos vários cursos de água que aqui existem. Tal como aconteceu nos anos anteriores, a gestão da época balnear é uma competência transferida pela Câmara de Gaia para a Águas de Gaia, apesar do protocolo de cooperação celebrado entre o município e a Autoridade Marítima Nacional. Miguel Lemos, administrador executivo da Águas de Gaia, não escondeu o orgulho ao alcançar esta meta. “É o sentimento de dever cumprido. São 19 zonas balneares que correspondem a 28 praias concessionadas”. Acrescenta que é o exemplo “da qualidade das nossas praias, mas também o reconhecimento de todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano, de forma multidisciplinar” onde também se incluem equipamentos como os passadiços e apoios de praia.
A única no Norte
Pelo terceiro ano consecutivo, a Douro Marina foi contemplada com a Bandeira Azul. Este ano tem a particularidade de ser a única na região norte, uma vez que o outro equipamento situado na Póvoa de Varzim perdeu o galardão.
Sendo o tema deste ano das Bandeiras Azuis ‘A Recuperação dos Ecossistemas’, a Douro Marina mostra, mais uma vez, que é possível ter um equipamento desta envergadura respeitando a natureza.
Segurança mantém-se
Apesar da evolução positiva da pandemia, as medidas de segurança nas praias serão para manter. Dispositivos de álcool gel, bandeiras indicativas da lotação, assistentes de praia e circuitos de circulação farão parte da época balnear 2021.