GAIURB GANHA PRÉMIO AO POUPAR 1,5 MILHÕES DE FOLHAS DE PAPEL

123
22-06-2022 | 17:22 | | |

GAIURB GANHA PRÉMIO AO POUPAR 1,5 MILHÕES DE FOLHAS DE PAPEL

Escrito por Eugénio Queirós

A Gaiurb E.M. acaba de ser distinguida com o Prémio Excelência a nível nacional na categoria Digitalização pelo Kaizen Institute, após cerca de dois anos de desenvolvimento de um modelo de otimização junto da equipa de Urbanismo e Ambiente, com o objetivo de identificar mecanismos de resposta para gerar fluxos mais eficazes e aumentar a capacidade de resolução dos pedidos, registando uma redução do tempo de resposta na ordem dos 25%.

O sistema de monitorização automatizado para controlo de todas as tarefas e prazos, assim como uma tramitação interna 100 % digital traduz-se numa poupança de 1,5M de folhas de papel, equivalentes a um investimento de cerca de 100 mil euros em arquivo, com ganhos de tempo e viagem, evitando mais de 30 mil deslocações.

 Do ponto de vista do impacto ambiental, os novos procedimentos evitaram o consumo de 3 milhões de litros de água e cerca de 12 toneladas de CO2, assim como a redução de deslocações equivale a uma diminuição de emissões em 40 toneladas de CO2. Para além de um desempenho mais ecológico, o processo de digitalização da Gaiurb, E.M. assegura uma maior eficiência dos serviços públicos, a par da atrctividade territorial e dinâmica urbana, que são exemplo a nível nacional.

 “O benefício estimado traduz-se em soluções transversais, na reengenharia e digitalização dos procedimentos ou na definição de tempos de reposta standard que, consequentemente, têm impacto financeiro na gestão municipal e na sua eficácia. No caso da Gaiurb, intervir na área do urbanismo tem impacto no aumento da produtividade e no grau de satisfação do munícipe”, destaca António Miguel Castro, presidente do Conselho de Administração da Gaiurb.

 Para Eduardo Vítor Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, “o real impacto deste Prémio de Excelência traduz-se no grau de confiança, segurança e agilidade dos processos. É com total transparência que os pedidos de licenciamento são submetidos digitalmente e alvo de análise técnica com tempos de resposta estimados e cumpridos. A Gaiurb tem sido pioneira na digitalização e, por isso, quando uma empresa pública se destaca em eficiência quando comparada com empresas privadas, sabemos que estamos a trabalhar para um objetivo de melhoria social”, refere.