GERAÇÃO DE MÚSICOS E ACADÉMICOS QUE DÁ VIDA ÀS COLETIVIDADES

taodouro
12-08-2023 | 14:22 | | |

GERAÇÃO DE MÚSICOS E ACADÉMICOS QUE DÁ VIDA ÀS COLETIVIDADES

Escrito por Maria João Claro

Apesar de ter sido fundada oficialmente em dezembro de 2007, a Tuna Académica de Oliveira do Douro (TAODouro) deu os seus primeiros passos a 24 de maio de 2001 quando um grupo de amigos foi desafiado a criar algo novo na freguesia. Situada nas antigas instalações da escola primária da Formigosa, a TAODouro é composta por um grupo de jovens universitários que veem na música uma forma de criar laços e amizades.

Para entrar na associação só há um requisito a cumprir: andar no ensino superior. Como afirma João Mendes, presidente da TAOD, “procuramos aquilo que é a base fundamental da tuna. As pessoas podem não saber tocar nenhum instrumento e são bem--vindas  na mesma. Aqui, podem aprender. Aliás, é rara a pessoa que sai daqui sem saber tocar algum instrumento.”

Também há quem procure a tuna e não seja de Oliveira do Douro. Como confirma Marcelo Pereira, vice-presidente da TAOD: “Temos membros de vários sítios do país e de vários cursos. Temos engenheiros, médicos, enfermeiros, de tudo um pouco”.

Notícia na integra na edição impressa nº 1112