GILENO SANTANA E ORQUESTRA DO NORTE ATUAM EM AMARANTE
Gileno Santana, músico luso-brasileiro nascido em Salvador, mas a viver em Gaia, atua na próxima quinta-feira em Amarante com a Orquestra do Norte. A versatilidade é uma das características de Gileno Santana, destacando-se tanto como lead trumpet, como na música tradicional portuguesa. Com um conhecimento e domínio abrangente de vários estilos musicais, tem tocado em vários cantos do mundo.
Paixão pela música começou aos 13 anos
"Comecei a tocar aos 13 anos. A música entrou na minha vida de uma forma que condicionou a minha história. Hoje sinto-me uma espécie de farol para os meus familiares, transmitindo a mensagem de que se persistirmos conseguimos alcançar", disse o trompetista, garantindo que "sempre soube que ia ser músico. Tudo começou porque o meu melhor amigo escolheu aprender trompete e acabei por ir atrás".
A aptidão para a música foi uma coisa que aconteceu e permanece até hoje: "Fui sempre muito obstinado até alcançar o que queria". Tem formação clássica, mas gosta de música em geral: "Tive formação em trompete jazz, mas o meu recital de mestrado foi em trompete clássico. Tenho dificuldade em enquadrar-me num só género musical".
Gileno Santana e o seu trompete vão estar em Amarante