GOVERNO VAI BAIXAR IMPOSTO SOBRE COMBUSTÍVEIS MAS ESTES VÃO SUBIR DE NOVO
O primeiro-ministro revelou esta terça-feira que o Governo vai baixar novamente o Imposto sobre Produtos Petrolíferos (IPS) esta sexta-feira para fazer face aos aumentos previstos provocados pela guerra na Ucrânia.
António Costa admitiu que os preços do gasóleo e da gasolina deverão continuar a aumentar na próxima semana. Para isso, o Governo vai calcular todas as semanas a devolução deste valor.
Costa sublinhou que Portugal não pode alterar a taxa de IVA, uma vez que precisa de autorização da União Europeia. "A Comissão Europeia tem vindo a trabalhar na questão e deverá ser anunciada brevemente uma decisão", disse,
"Temos de ter em conta que cada medida que adotamos tem consequências que não se esgotam. Temos de procurar medidas que aumentem a pressão na Rússia, mas que tragam poucas consequências", sublinhou.
A medida anunciada esta terça-feira junta-se à já anunciada pelo executivo sobre o aumento de 5 para 20 euros do AUTOvoucher, um apoio que vai durar "o tempo que for necessário", frisou o primeiro-ministro.