GREVE NO CENTRO INFANTIL DE CRESTUMA ESTA MANHÃ

1
14-11-2023 | 17:01 | | |

GREVE NO CENTRO INFANTIL DE CRESTUMA ESTA MANHÃ

Escrito por Diogo Ferreira

Esta manhã, a greve dos trabalhadores docentes do Centro Infantil de Crestuma da Cruz Vermelha Portuguesa ditou o encerramento do estabelecimento. Em causa, "a aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho celebrado entre a CNIS e a FEPCES/Fenprof, o aumento real do salário de todos os trabalhadores em 2023 e 2024 e a aplicação do período normal de trabalho de 35 horas semanais", como indica o Sindicato dos Professores do Norte  (SPN), que convocou a greve na qual estiveram presentes docentes da Delegação de Braga e no centro de Valença.

Em comunicado, a Cruz Vermelha Portuguesa reitera estar "comprometida com a melhoria das condições de trabalho dos seus colaboradores, que são o seu maior ativo, motivo por que se encontra em plena negociação de um Acordo de Empresa com uma Comissão Negocial Sindical com ampla representação dos diversos grupos profissionais que compõem a instituição. Entre os grupos sindicais estão Federação Nacional dos Professores (FENPROF), Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), Federação Nacional dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (FNSTFPS) e Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde das Áreas de Diagnóstico e Terapêutica (STSS)". Desta forma, remete-se para uma negociação "mediada pela Direção Geral do Emprego e das Relações do Trabalho".

No mesmo comunicado é explicado que "dada a natureza jurídica da Cruz Vermelha Portuguesa, que a exclui como Instituição Particular de Solidariedade Social, a aplicação do Contrato Coletivo de Trabalho celebrado entre a CNIS e a FENPROF/FEPCES não é possível".

Para o sindicato, "o que verdadeiramente importa é a valorização da carreira profissional das educadoras de infância, sendo a greve o último recurso a que se recorre".