A HISTÓRIA DE "O NOVELO DE EMOÇÕES"

Livro
01-06-2022 | 16:50 | | |

A HISTÓRIA DE "O NOVELO DE EMOÇÕES"

Escrito por Diogo Ferreira

Elizabete Neves é coach e especialista em Educação e Parentalidade Positiva e também é a autora do livro “O novelo das emoções”, uma narrativa infantil que trabalha cinco emoções universais através da história de uma menina chamada Marta e do amigo imaginário. Em menos de três meses após a publicação em 2019, o livro, que foi criado durante uma formação "de adultos" - uma sessão de coaching com pais e educadores -, integrou o Plano Nacional de Leitura. 

A autora gaiense explica que o livro surgiu pela “ânsia interior de responder à questão: porque temos de chegar a adultos para trabalhar as emoções?” e ajuda a explicar “o que são as emoções, para que servem e como se expressam através do corpo”.

A nova edição do livro, que foi apresentada no passado sábado, na Fnac Gaiashopping, trata-se de uma versão mais sucinta do que a original de 2019, adequada para crianças entre os dois e os quatro anos, mantendo os princípios originais e o uso do sistema ColorADD (pioneiro na publicação original) - um sistema de cores adaptado para pessoas daltónicas. No momento em que apresentou a história à Porto Editora, Elizabete Neves apresentou esta ideia inclusiva, cuja referência remontava a 2014, quando conheceu o projeto de Miguel Neiva, fundador do sistema ColorADD. "Incluir este sistema teve um peso muito grande porque a cor é tudo o que o livro tem”, lembrando que as cores geram emoções.

“Apesar de ser um livro infantil, fácil de ler para as crianças, tem muita ciência e estudo por trás”, indica Elizabete Neves. Além do estudo da neurociência e das emoções, também é disso exemplo a escolha das personagens- "fora da caixa" -, desenhadas por Natalina Cóias. “Queria que tivesse uma personagem não humana e daí a criação da figura de um amigo imaginário, com o nome de um pássaro (Sukha)” – cujo nome surge da língua morta sâncrito e que significa sentido de felicidade permanente. Natalina Cóias desenhou um tsuru, em forma de origami, um animal que simboliza a paz, no Japão.

 “As emoções não são boas nem más, é algo que nos acontece com o objetivo de nos proteger” - Elizabete Neves

A especialista no 'desbloqueio de emoções' já trabalha no ramo há cerca de 20 anos e frisa que "as emoções não são boas nem más, é algo que nos acontece com o objetivo de nos proteger" e que importa conhecê-las e saber como reagir nas diferentes situações.

Elizabete Neves continua a trabalhar com empresas e atletas de alto rendimento em vários desportos, como ténis, hóquei em patins e futebol, mas promete novidades na escrita, para breve.