HORÁRIOS DA UNIR AINDA ESTÃO EM FASE DE IMPLEMENTAÇÃO
A rede de autocarros Unir, que opera desde dezembro de 2023 na Área Metropolitana do Porto (AMP), está a ter uma “implementação gradual” dos novos horários, prevendo uma resolução breve.
Na passada sexta-feira, vários utilizadores da rede Unir foram ouvidos em Gaia e mantiveram as queixas no que diz respeito à falta de comunicação e de informação três meses após o início da nova rede de transportes rodoviários da AMP.
Aquando questionada se todos os horários já estariam a ser cumpridos, a AMP responde que “em resultado da identificação da necessidade de reforço da oferta em diversas linhas no arranque da operação, verifica-se uma implementação gradual de todas as viagens adicionais previstas”.
Quanto aos veículos em operação, a AMP frisa que “os operadores dispõem de frota suficiente para a realização da operação, ainda que não estejam ao serviço todos os autocarros da frota definitiva”.
Segundo uma reportagem realizada pela SIC, com o presidente da Câmara Municipal de Gaia e da AMP, Eduardo Vítor Rodrigues, faltam pôr em operação 120 de 175 autocarros da rede Unir. – “Existem ainda viaturas sem a caracterização da marca Unir por se tratarem na maioria de veículos temporários que serão substituídos assim que estiver disponível a frota definitiva”.
A AMP garante, também, que os problemas técnicos relativos à falta de informação do destino na bandeira dos autocarros estão a ser resolvidos. – “Esta situação apenas subsiste em parte da frota de um dos lotes [lote 4, Vila Nova de Gaia e Espinho], tendo a AMP já instado o operador a resolver as questões técnicas que provocam este problema”.
Já quanto à afixação de horários nas paragens, a AMP refere que "estão a ser ultimadas algumas das alterações à rede em função das necessidades dos passageiros, identificadas pelos municípios, pelo que os horários serão publicados em breve com a devida atualização".