HOTÉIS DO MELHOR PARA VENCER A RETOMA

The Lodge, um hotel de 5 estrelas que vai surgir na Avenida da República
11-05-2021 | 11:18 | | |

HOTÉIS DO MELHOR PARA VENCER A RETOMA

Escrito por O Gaiense

Eugénio Queirós

A pandemia não travou mas desacelerou todo um programa ‘explosivo’ de construção de novos espaços hoteleiros em Vila Nova de Gaia, confirmando sobretudo o centro histórico e a frente ribeirinha como ‘carne da perna’ para os investidores do setor, que estão a apostar as fichas em Gaia pois o Porto já tem pouco espaço para grandes projetos hoteleiros.
A autarquia espera que o desconfinamento e a retoma potencie esta tendência que já ficou definida por grandes projetos concluídos e já licenciados. A Rua Serpa Pinto - onde, por exemplo, a Nieeport está a recuperar os seus armazéns originais, é um dos focos mais ‘quentes’. Lado a lado, o Hilton Porto Gaia e The Lodge Wine & Business Hotel aumentam substancialmente a oferta na zona do Cais de Gaia.
O Hilton Porto Gaia está em fase de conclusão e oferece 194 quartos, um auditório de 356 lugares e um lobby bar com vista panorâmica para o centro histórico. Este hotel contará ainda com um spa de 912 metros quadrados. Ao lado, o The Lodge, do empresário Mário Ferreira, até já teve abertura marcada para outubro do ano passado e está pronto a funcionar.
É um hotel com 119 quartos e suites, com decoração de Nini Andrade. Junto ao tabuleiro superior da Ponte Luís I, o Hotel Ponte de Ferro, por sua vez, é outra unidade hoteleira de quatro estrelas que está concluída, nas antigas instalações do Casino da Ponte. É mais uma unidade de quatro estrelas, com 94 quartos disponíveis, piscina sobre a plataforma com vistas fenomenais para a ponte e o rio, iniciativa do grupo espanhol Vincci, onde se destaca também o bar Miraponte.
Na construção do hotel foram preservados os arcos do antigo convento e foi restaurada também ‘A Garrafa’ que simboliza o papel de Vila Nova de Gaia como grande entreposto do Vinho do Porto. Na quota baixa da ponte, outra unidade hoteleira tem já projeto definido, com assinatura de Eduardo Souto Moura, arquiteto que também irá desenhar o hotel de 20 andares, com 160 quartos, do Centro de Congressos que irá nascer entre a Rua General Torres e a Rua Cândido dos Reis.
Para a Avenida da República já está em marcha, por outro lado, mais uma iniciativa do grupo Sana, aproveitando um edifício devoluto junto dos antigos silos. Trata-se de um hotel de 5 estrelas, com um investimento na ordem dos 100 milhões de euros e que irá criar, conforme anunciado, 100 postos de trabalho, estando já garantido, por acordo com a autarquia, que os gaienses terão preferência na contratação, tal como aconteceu no WOW, o mega projeto da Fladgate que já funciona no centro histórico. E mais notícias se esperam para muito breve!