IP RECUSA SUGESTÃO DE CONSTRUIR PASSAGEM SUBTERRÂNEA NA GRANJA
A infraestruturas de Portugal recusa-se a fazer uma passagem subterrânea na estação da Granja em troca da passagem aérea que alguns moradores contestam numa posição em curso. Para a IP, que está a concluir uma obra profunda de reestruturação da Linha do Norte no troço Ovar-Gaia, eliminando todas as passagens de nível, uma passagem inferior constituiria uma um maior risco para a segurança das pessoas, impedindo o acesso à estação no caso de falha de corrente elétrica.
Esta empreitada de reestruturação da Linha do Norte numa extensão de pouco mais de 14 quilómetros integra a candidatura, aprovada pelo COMPETE 2020 e pela Comissão Europeia, com a designação “Linha do Norte - Modernização do troço Ovar-Gaia (2.ª fase)”, com um investimento total de 159 milhões de euros, correspondendo a um apoio do Fundo de Coesão de 85%.
Recorde-se que em 2011 a REFER apresentou, no âmbito da requalificação da Linha do Norte, um projeto para a Estação da Granja onde esta ia ser contemplada com uma passagem inferior, ou seja um túnel, para a travessia pedonal. A obra, para além do parecer positivo por parte da Câmara de Gaia, também teve ‘boa nota’ da Comissão de Avaliação, onde está incluída a Agência Portuguesa de Ambiente (APA). Bastaram dez anos para que esse mesmo projeto fosse ‘colocado na prateleira’ e apresentado outro por parte das Infraestruturas de Portugal (IP), que é a entidade agora responsável pelas vias férreas. É aí que está base da discórdia, uma vez que a passagem inferior, que antes tinha sido aprovada, foi substituída por uma superior, ou seja, uma ponte.
A obra já motivou uma queixa ao Ministério Público, bem como ao Provedor da Justiça Europeu, com o argumento de mau uso de fundos comunitários, apresentada pelos moradores. Somam-se também petições públicas e pedidos de esclarecimento, bem como a promessa de ações de protesto no terreno.
A IP admite, sobre a passagem superior instalada na estação da Granja, que se comprometeu, após a reclamação apresentada no ano passado por um grupo de cidadãos, a analisar a viabilidade de uma solução de desnivelamento inferior à linha férrea, mas concluiu que essa não é possível. De acordo com a IP, a passagem superior oferece "melhores condições de salubridade e segurança".
Considerada uma das mais emblemáticas de Portugal, a estação da Granja, em São Félix da Marinha, foi a primeira a ser construída junto à praia, em 1862. Por essa razão, a sua fachada foi escolhida para a colocação de um painel de azulejos onde são retratados os principais monumentos (do Castelo de Leiria ao Palácio da Pena, passando pela Universidade de Coimbra).