IPMA APONTA PARA TEMPERATURAS MÁXIMAS A TOCAR OS 44 GRAUS NOS PRÓXIMOS DIAS
Nos próximos dias, Portugal continental irá enfrentar uma situação de tempo quente persistente, que deverá dar origem a uma onda de calor em muitas áreas do território. Esta situação deve-se a um fluxo do quadrante leste na circulação de um anticiclone localizado a nordeste dos Açores, estendendo-se em crista até à Europa Central, que transportará uma massa de ar muito quente e seco sobre o território do continente, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Prevê-se valores de temperatura máxima no interior do território continental, em especial da região Sul, e nos vales do Tejo e Douro, entre 38 e 42°C, podendo atingir localmente valores entre 42 e 44°C. No restante território, a temperatura máxima deverá variar entre 35 e 40°C, exceto temporariamente em alguns locais da faixa costeira ocidental, onde os valores serão entre 25 e 30°C.
Prevê-se também a persistência da ocorrência de noites tropicais (temperatura mínima acima de 20°C) em grande parte do território, em especial a partir da noite de segunda-feira para terça-feira.
O vento soprará fraco a moderado predominando do quadrante leste, sendo por vezes forte nas terras altas, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde.
Devido a estas condições meteorológicas, onde se incluem também valores baixos de humidade relativa do ar, o Perigo de Incêndio Rural apresentará as classes Máximo e Muito Elevado em quase todo o interior Norte e Centro e no interior do Algarve.
Esta situação de tempo quente ou muito quente irá persistir até dia 15, com valores de temperatura acima ou muito acima da média, podendo, no entanto, ocorrer descidas temporárias no litoral mais sujeito à influência marítima.
Até às 21h desta 2ªfeira, o interior norte, centro e alentejano será palco de yrovoadas localmente acompanhadas de vento severo, atividade elétrica intensa e risco extremo de Incêndios.
Para Gaia, o IPMA prevê máximas de 36 graus amanhã e quinta-feira. Na noite de quarta-feira a temperatura não descerá dos 24 graus.