IV BIENAL DE ARTE DE GAIA ENTREGOU PRÉMIOS DEPOIS DE RECEBER MAIS DE 55 MIL VISITANTES

Bienal
11-07-2021 | 12:57 | | |

IV BIENAL DE ARTE DE GAIA ENTREGOU PRÉMIOS DEPOIS DE RECEBER MAIS DE 55 MIL VISITANTES

Escrito por admin

Correu o pano sobre a IV Bienal de Arte de Gaia, que decorreu nas antigas instalações da Companhia de Fiação de Crestuma, em Lever, e que contou com a participação de 212 artistas de 17 nacionalidades. Mais de 55 mil pessoas visitaram os três pavilhões da exposição. Agostinho Santos, o diretor da Bienal, fechou a edição 2021 depois de terem sido distribuídos os prémios. O Gaiense justificou um prémio de reconhecimento e Anabela Carvalho, nossa chefe de redação, recebeu o prémio das mãos de Manuela Garrido, presidente da Águas de Gaia.

Lina Carvalho recebeu o Grande Prémio da IV Bienal
Lina Carvalho venceu o Grande Prémio da Bienal, entregue por Paula Carvalhal, vereadora da cultura da Câmara de Gaia

A artista plástica Lina Carvalho foi a vencedora do Grande Prémio da Bienal que, com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, atribuiu o principal galardão à obra "Faith" (2020), com técnica mista sobre papel.

Já o Prémio de Escultura Zulmiro de Carvalho, apoiado pela Câmara Municipal de Gondomar, destacou Jorge Braga com a escultura em madeira "Humanidade" (2020), enquanto o Prémio Águas de Gaia elegeu Teresa Rodrigues e a pintura "Emergir" em acrílico sobre tela.

A cada um dos três vencedores foi atribuído um prémio monetário no valor de 5.000 euros.

A Bienal atribuiu ainda seis menções honrosas a Domingos Júnior com "Pandemia/pandemónio" (2021); Francisco Badilla com "A memória da luz" (2020); Jéssica Burrinha com "Sufoco" (2021); José João com "Arquivo em arruinamento" (2017/2018); Júlio Cunha com "A Julinha cor-de-rosa ou carta a Salazar" (2020) e Pedro Cunha com "Pedras no sapato nº2" (2020), com técnicas variadas a ser distinguidas.

Mais notícias