IVAN, O UCRANIANO QUE DEU INÍCIO À GRANDE OPERAÇÃO DE AJUDA COM SEDE EM GAIA
Ivan Muzyshay está em Portugal há mais de 20 anos. Este ucraniano que reside na Maia foi quem espoletou o grande movimento da comunidade ucraniana residente na área metropolitana do Porto e que concentrou a ajuda no Seminário Redentorista Cristo-Rei.
Ivan esteve presente na missa que se realizou no final da semana no seminário - onde normalmente a comunidade ucraniana reza ao domingo - e logo aí tratou de reunir uma pequena equipa para organizar a ajuda.
"Na manhã do dia seguinte, bem cedo, o meu telemóvel começou a tocar, com várias pessoas a quererem entregar bens", contou a O GAIENSE. O seminário redendorista desde logo disponibilizou salas para armazenagem de bens alimentares, roupas quentes e medicamentos.
"O seminário foi espetacular na forma como respondeu", sublinha, com emoção, Ivan, enquanto fala com O GAIENSE na sala que é o centro de comando de toda esta grande operação a que agora se juntaram as câmaras de Gaia, Porto e Matosinhos.
Ivan é natural da cidade de Cameip, no oeste da Ucrânia, onde continua a ter família. "Acredito que vamos conseguir superar tudo isto mas está a ser muito difícil", confessou-nos entre toques do telemóveis a anunciarem mais ofertas.
O seminário gaiense inspira-se no missionário St. Clement Hofbaeur, nascido na hoje República Checa em 26 de dezembro de 1751. Um missionário que começou como aprendiz de padeiro e que viria a estudar na escola de teologia de Viena, de onde se dirigiu em peregrinação até Roma, onde ingressou nos redentoristas. S. Clemente viveu em Varsóvia, de onde voltou para Viena, quando Napoleão expulsou os redentoristas. Aí viria a morrer em março de 1820, tendo sido canonizado pelo Papa Pio X.
No seminário gaiense, a sua memória perdura num painel no qual a imagem de Nossa Senhora se fixa sobre o território que é hoje a Ucrânia.
A Congregação do Santíssimo Redentor (latimː Congregatio Sanctissimi Redemptoris - CSsR), comumente conhecida como Redentoristas, é uma congregação religiosa católica fundada por Santo Afonso de Ligório, em Scala, perto de Amalfi, Itália, com o propósito de trabalhar entre os camponeses abandonados em torno de Nápoles em 1732. Os membros da congregação são padres católicos e irmãos religiosos consagrados e ministrar em mais de 100 países.
A Congregação do Santíssimo Redentor foi a resposta de Santo Afonso de Ligório ao chamado que ele ouviu de Jesus por meio dos pobres, junto ao apoio místico e espiritual da Beata Maria Celeste Crostarosa.
Os Redentoristas são especialmente dedicados a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e foram nomeados pelo Papa Pio IX em 1865 como guardiões e missionários do ícone desse título, que está consagrado na Igreja Redentorista de Santo Afonso de Ligório em Roma.