JÁ ESTÁ EM VIGOR O HORÁRIO DE INVERNO DA METRO DO PORTO

1
09-09-2024 | 14:31 | | |

JÁ ESTÁ EM VIGOR O HORÁRIO DE INVERNO DA METRO DO PORTO

Escrito por Diogo Ferreira

Entrou em vigor esta segunda-feira, 9 de setembro, os horários de Inverno da Metro do Porto, com o serviço do Metro a ser reforçado em toda a rede.

A Linha Amarela (D), cuja procura corresponde a um terço do total da rede e movimenta mais de 100 mil pessoas diariamente, traz novidades para o novo ano letivo, graças às obras de expansão da linha, que já chega a Vila D'Este. Entre o Hospital de S. João, no Porto, e Santo Ovídio, em Gaia, a frequência vai ser de cinco minutos nas pontas da manhã e da tarde.

Entre Santo Ovídio e Vila d’Este, o novo termino Sul da Linha Amarela o intervalo de passagem dobra para os 10 minutos. Em Gaia, a principal novidade do ano letivo é precisamente o serviço direto prestado pela nova Estação Manuel Leão a toda à comunidade da Escola EB 2/3 Soares do Reis. Com a nova dinâmica de mobilidade entre Santo Ovídio e Vila d'Este, a STCP também efetuou alterações aos percursos das Linhas 903 e 905.

No tronco comum da Metro do Porto (às linhas Azul, Vermelha, Verde, Violeta e Laranja), entre as estações Estádio do Dragão e Senhora da Hora, concentra-se uma esmagadora fatia das viagens e um número muito elevado de clientes. Ao longo dos cerca de 8 quilómetros e nas 13 estações deste percurso, a frequência de passagem será de quatro minutos, entre as 07h e as 20h, e de cinco minutos, das 20h às 23h. Haverá sempre circulação de composições duplas.

Nas restantes linhas da rede também haverá um reforço da oferta nas horas de ponta, mas com menor expressão do que nas outras linhas. Nas linhas Azul (A), Verde (C), Violeta (E) e Laranja (F) as frequências por hora e sentido são de 12 minutos nestes períodos horários e de 20 minutos na Vermelha (B).

Em 2024, a Metro do Porto conta com um crescimento de procura na ordem dos 11 por cento face ao ano anterior e perto de 60 milhões de clientes já foram transportados até ao início de setembro. Com a expansão da Linha Amarela a Vila d’Este concluída e em operação desde 28 de junho e com a abertura da Linha Rosa (Casa da Música – Galiza – Hospital Santo António – S. Bento) programada para julho do próximo ano, está aberto o caminho para alargar a cobertura da rede e o alcance da mobilidade sustentável, que chega a um número cada vez maior de cidadãos.

É possível  consultar os horários do Metro do Porto em vigor a partir de segunda-feira aqui