
LÁGRIMAS E EMOÇÃO POR UMA UCRÂNIA DEVASSADA PELOS RUSSOS
Quatro dezenas de cidadãos ucranianos residentes no Grande Porto, alguns deles em Vila Nova de Gaia, juntaram-se ontem à noite para uma missa ministrada por um padre ucraniano que está apenas há meio ano em Portugal. O momento, muito emotivo, aconteceu no Seminário do Cristo-Rei, em Santa Marinha, na rua Visconde das Devesas, e cumpriu-se o ritual greco-católico seguido pela generalidade dos ucranianos.
A comunidade ucraniana residente em Portugal está preocupada com o que se passa no seu país e com os seus familiares que ali se encontram. Na edição de #OGaiense que este sábado estará nas bancas daremos conta de todo o sentimento dos ucranianos que residem em Portugal, alguns deles já com nacionalidade portuguesa, em relação ao conflito que se desenrola no leste europeu.

Últimas notícias do conflito dão-nos conta, esta manhã, que os militares russos apreenderam dois carros das forças armadas ucranianas, vestiram uniformes dos militares e seguiram em direção a Kiev, a capital da Ucrânia da qual estão cada vez mais próximas as forças da Rússia.
Por outro lado, militares ucranianos explodiram uma ponte em Ivankiv, uma cidade que fica a cerca de 80 quilómetros de Kiev, para evitar a passagem de tanques e veículos blindados russos que seguiam em direção à capital da Ucrânia.