LUTADOR PELA LIBERDADE É O NOME DO MURAL DE MrDHEO EM MATOSINHOS
O grafiter gaiense MrDheo já comentou a sua última intervenção, numa empena de Matosinhos, na rua Roberto Ivens.
"Guerra. Milhares de vidas que se perdem todos os dias. Ou que nunca mais voltarão a ser as mesmas. Bens e memórias deixados para trás, famílias separadas e sonhos desfeitos, numa tristeza angustiante espelhada no rosto de um povo que foge de um conflito sem saber o que lhe espera do outro lado", escreveu na sua página.
"Na frente de combate uma réstia de esperança e um exemplo de resistência, de um amor incondicional à pátria e de uma coragem ímpar vinda de quem não teve outro caminho senão ficar e defender o que é seu", acrescentou.
"Nenhuma ação política", desenvolveu, justifica o ataque a alvos civis inocentes. Esta é a minha uma homenagem a todos os que perderam a vida, aos que tiveram de fugir do seu país e sobretudo a quem continua no terreno a desafiar o destino. À união de um povo, à defesa da sua honra e à sua resiliência em prol da bandeira. Um apelo para que os valores humanos falem mais alto e para que a paz prevaleça."
André agradeceu a Mariana Moreira, da Divisão de Turismo da Câmara de Matosinhos, à Montana Shop Porto e à Arpecdouro por terem tornado este projeto possível.
O título original do mural é "Freedom fighter", Lutador pela Liberdade.
A Divisão de Turismo acompanhou a evolução do mural com uma equipa de filmagens, sendo que um dos dos elementos, Roman Bedusenko, é ucraniano, de nascença, mas viveu na Rússia. O "making off" será publicitado pela edilidade matosinhense.