LUZ VERDE PARA AVANÇO DO CONCURSO DA NOVA PONTE
O tribunal suspendeu a...suspensão do concurso para a nova ponte entre Porto e Gaia apenas dedicada ao metropolitano e à mobilidade suave e pedonal, junto da Arrábida.
O concurso pode, por isso, seguir para a fase seguinte, com o júri a analisar as três propostas que se destacam de um total de 28 projetos apresentados.
O concurso tinha sido suspenso após um processo colocado por um dos autores, Adão da Fonseca, de um dos projetos excluídos para esta seleção final.
O projeto apresentado pelo Gabinete de Edgar Cardoso é o que, para já, leva vantagem, sobretudo por ter apresentado o preço de construção mais baixo: 505 milhões de euros. Um projeto que apresenta uma solução totalmente em betão, com a execução de pórtico com efeito de arco e com o mínimo de apoios nas encostas, na linha da Ponte da Arrábida. Este é um projeto que contempla escadas e um elevador a servir a Rua do Bicalho e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.
O consórcio Coba Consultores, por seu lado, está na segunda posição, com uma ponte em arco, com previsão de execução em 1001 dias, com o custo de62,8 milhões de euros. A ponte inclui um arco de 16 metros de altura no seu ponto mais alto, com pilares metálicos e os pilares nas encostas em betão.
Na terceira posição, está um projeto para uma ponte com solução em pórtico e pilares inclinados assimétricos, apresentado pela empresa Betar Consultores, com o custo de 69,2 milhões de euros.
A obra deveria ter sido adjudicada em janeiro deste ano mas a suspensão do tribunal atrasou o processo. A ponte terá de estar concluída, no âmbito do PRR, em 2026.