MARIA RESISTIU À COVID E CELEBROU 100 ANOS

Maria Conceição celebrou 100 anos junto da família.
18-05-2021 | 14:05 | | |

MARIA RESISTIU À COVID E CELEBROU 100 ANOS

Escrito por Filipa Júlio

 Maria da Conceição Oliveira Carvalho nasceu a 11 de maio de 1921 na freguesia de Serzedo, onde vive até aos dias de hoje. É mãe de cinco filhos, avó de oito netos, bisavó de 12 e trisavó de uma criança! Recebeu-nos na casa de uma das suas netas, onde ficamos a conhecer parte da família que Maria da Conceição faz questão de elogiar, com emoção: “Tenho uns filhos como poucos há. São uns santos”.
Começou a trabalhar com sete anos na fábrica de tecelagem de Arcozelo, para onde se deslocava a pé, diariamente, mas aos cinco anos já ela fazia tapetes de arroiolos. Casou com 20 anos e teve o seu primeiro filho passado um ano. Dona de uma lucidez invejável, sorri para a nossa câmara e ainda recorda bem as circunstâncias tão diferentes de como passou o seu aniversário há um ano. “Estive com o vírus e tive de ficar sozinha num quarto, mais afastada. Estive mais morta do que viva! E já passei muito na vida, mas graças a Deus tenho filhos amigos”, recorda a Dona Conceição, com os familiares a confirmarem a memória: “Só teve febre, mas foi muito baixa”. “Por esta altura”, frisa a neta Marília Oliveira, “estava isolada, num quarto”.
À distância, os sentimentos dos familiares oscilavam entre a iminência da perda e a esperança de ver Maria da Conceição sobreviver ao vírus, que acabou por atingi-la apenas levemente. Terça feira fez 100 anos.

Mais notícias