MARINHA RECONHECE MIGUEL LEMOS RODRIGUES
Honrado e orgulhoso. Foi assim que Miguel Lemos Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia, se sentiu ao receber a Medalha de Mérito Tamandaré da Marinha do Brasil. A condecoração foi atribuída pelo Comandante da Marinha daquele país, Almir Garnier Santos, e o Almirante Henrique Gouveia e Melo. No entanto, a homenagem ganhou outros contornos pelo facto do filho de Miguel Lemos Rodrigues, Gonçalo, ter participado nesta distinção.
O intuito da Medalha de Mérito Tamandaré é agraciar todos os que divulgam ou fortalecem as tradições da Marinha do Brasil. Assim, o nome de Miguel Lemos Rodrigues foi uma das escolhas devido aos sucessivos intercâmbios que existem tanto a nível pessoal, como profissional com a Associação Amigos da Marinha do Brasil. Além disso, há o interesse dos recursos hídricos e a gestão da orla marítima.
A emoção tomou conta do homenageado devido às suas ligações familiares à ‘Terra de Vera Cruz’, fazendo-o recordar os tempos da avó Ilda, do padrinho Kaico, da tia-avó Dulce e a tia-avó Abigail. A cerimónia realizou-se no pavilhão das galeotas do Museu da Marinha, o mesmo local onde está situado o Hidroavião Santa Cruz, um dos marcos da relação que existe entre os dois países.