MERCADONA DOOU 1300 TONELADAS DE ALIMENTOS E PRODUTOS EM 2024

1
05-02-2025 | 14:43 | | |

MERCADONA DOOU 1300 TONELADAS DE ALIMENTOS E PRODUTOS EM 2024

Escrito por O Gaiense

A Mercadona doou, em 2024,1.300 toneladas de alimentos e produtos a mais de 80 entidades, incluindo Bancos Alimentares, Cantinas Sociais e outras instituições de solidariedade social em Portugal, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras. Deste total, no distrito do Porto, foram distribuídas 480 toneladas a cantinas sociais com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas 23 lojas e outras entidades tais como o Banco Alimentar e a AMI.

Este é o mais recente resultado de campanha desenvolvidas através da doação monetária dos clientes na caixa de pagamento, em múltiplos de 1€, que permite que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, através por exemplo, do uso de Cartões Sociedade. Em 2024, nas campanhas do Banco Alimentar contra a Fome, da Cruz Vermelha Portuguesa e da Animalife, os clientes da Mercadona doaram mais de 190 mil euros, convertidos em produtos.

Das 1.300 toneladas de alimentos doadas ao longo de todo ano em Portugal, 480 toneladas foram entregues a instituições locais no distrito do Porto. Entre elas estão as cantinas sociais com as quais a Mercadona colabora diariamente a partir de cada uma das suas 23 lojas e outras entidades tais como o Banco Alimentar e a AMI.

Uma política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona

Segundo a Mercadona, a cadeia de supermercados "mantém um compromisso constante nos locais onde está presente e promove, ano após ano, iniciativas ambientais, sociais e de governança responsáveis ​​que impactem positivamente a sua atividade. Neste sentido, a empresa integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa mediante a qual a Organização das Nações Unidas promove os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Da mesma forma, a Mercadona mantém ativo um Plano de Ação Social, associando-se a outras iniciativas como o Projeto Trencadís, através do qual colabora na integração laboral de pessoas com incapacidade intelectual, e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas", indicam em comunicado.

A sustentabilidade ambieutal é Outra linha estratégica do Plano de Responsabilidade Social da Mercadona, que dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em três eixos principais: "produção sustentável, economia circular e descarbonização. Estes três eixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos. Assim, destaca-se que a Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes", detalha a Mercadona.

 

Fotografia. Mercadona

Mais notícias