MERCADONA DOOU MAIS DE 645 TONELADAS DE ALIMENTOS NA PRIMEIRA METADE DE 2024
No primeiro semestre de 2024, em Portugal, a empresa de supermercados Mercadona doou o equivalente a 10.760 carrinhos de compras, num total de 645 toneladas de produtos de primeira necessidade. Entre várias iniciativas, a Mercadona colaborou nas campanhas da Cruz Vermelha Portuguesa, do Banco Solidário Animal, organizada pela Animalife, e do Banco Alimentar Contra a Fome.
A doação monetária ocorreu nas caixas de pagamento, em múltiplos de 1€, “permitindo esta modalidade, que as entidades possam adaptar as doações realizadas às suas reais necessidades, quer a nível de variedade, quer a nível de quantidade”, destaca Gabriela Oliveira, Diretora de Responsabilidade Social da Mercadona.
Presente em 11 distritos nacionais, a empresa colabora com 50 cantinas sociais, 11 Bancos Alimentares e outras entidades de cariz social, cumprindo plano de Responsabilidade Social no dia a dia da sua atividade.
Tanto em Portugal como em Espanha, a empresa continuou a ampliar a rede de entidades sociais com as quais colabora, chegando no final de junho a uma rede de 785 entidades, entre os dois países, às quais doou mais de 12.600 toneladas, o que contribui "para melhorar consideravelmente a estrutura da ajuda que oferece aos grupos mais vulneráveis".
Política de ação social sustentável integrada na estratégia de Responsabilidade Social da Mercadona
A Mercadona integra desde o ano de 2011 o Pacto Mundial das Nações Unidas, iniciativa na qual se promovem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O Plano de Ação Social da Mercadona conta, para além de outras iniciativas, como o Projeto Trencadís, através do qual colabora na contratação de pessoas com incapacidade intelectual e que são responsáveis pela elaboração dos murais decorativos localizados na secção da peixaria das lojas.
A empresa também investe na sustentabilidade ambiental e dispõe de um Sistema de Gestão Ambiental próprio centrado em três eixos principais: produção sustentável, economia circular e descarbonização. Os trêseixos incluem linhas de ação específicas, como a otimização logística, a eficiência energética, o bem-estar animal e a prevenção, gestão e valorização de resíduos.
A Mercadona, em conjunto com os seus fornecedores, trabalha no Projeto de Distribuição Urbana Sustentável e na melhoria da qualidade do ar nas cidades através de camiões e carrinhas movidos por tecnologias mais limpas e eficientes.
Também a pensar na mobilidade sustentável do "Chefe" (cliente), a empresa já dispõe de cerca de 100 lugares de estacionamento com pontos de carregamento para veículos elétricos situados nos parques de estacionamento das lojas em Portugal. A Mercadona começou a instalar estes lugares de carregamento em 2017, com a implementação do Modelo de Loja Eficiente e prevê continuar a aumentar estes números nos próximos anos,tal como a continuar a instalar painéis solares nas lojas.