MERCADONA FATURA 35 MIL MILHÕES EM 2023 E REALIZA INVESTIMENTO RECORDE
A empresa de supermercados, Mercadona, aumentou as vendas em 2023 para os 35.537 milhões de euros. Deste total, 34.124 milhões correspondem à faturação da empresa em Espanha e os restantes (1.403 milhões) são relativos ao volume de negócios em Portugal, onde a Mercadona já conta com 49 lojas.
No ano passado, a cadeia de supermercados colheu frutos da sua decisão estratégica, apoiada pelos acionistas da empresa em 2016, de investir a longo prazo para garantir o lucro dos cinco componentes – “O Chefe”-cliente, o colaborador, o fornecedor, a sociedade e o capital.
Um investimento recorde de 10.000 milhões de euros em 7 anos
O investimento iniciado em 2016 atingiu um valor recorde de 10.000 milhões de euros nestes sete anos. Ao longo do tempo, a empresa realizou a remodelação e renovação de 1.364 dos seus supermercados com o Novo Modelo de Loja Eficiente (Loja 8), que conta com novas secções de frescos e pronto-a-comer, o que duplica a rentabilidade comparativamente a uma loja convencional.
Ainda no ano de 2016, deu-se início ao processo de internacionalização da empresa, com a revelação da sua entrada em Portugal, “cujo projeto irá tornar-se rentável em 2024”, informa a cadeia de supermercados em comunicado.
Mercadona em Portugal com 49 lojas e milhões em faturação
O projeto de internacionalização em Portugal alcançou, em 2023, as 49 lojas, concluindo o ano com uma equipa de 5.300 colaboradores e mais 1.800 novos empregos do que no exercício anterior.
Ainda nesse ano, a empresa realizou um investimento de 291 milhões de euros, o dobro do ano anterior. Atingiu, também, um volume de vendas de 1.403 milhões de euros e contribuiu com 171 milhões em impostos através da empresa Irmãdona Supermercados, sediada em Gaia.
Para este ano, onde se celebram cinco anos desde a abertura da primeira loja em Portugal, a empresa prevê investir 196 milhões de euros, que se destinam à abertura de 11 novas lojas, incluindo em Canelas.