
MERCADONA INVESTE 250 MILHÕES PARA ATINGIR EXCELÊNCIA DIGITAL
A Mercadona IT, departamento da Mercadona que trabalha para desenvolver as melhores soluções tecnológicas e modernizar todos os processos internos da empresa, dá mais um passo para inovar no campo tecnológico e para implementar de um "ambicioso" Plano de Excelência Digital. O investimento superior a 250 milhões de euros, para executar no período 2025-2028, "permitirá à empresa continuar a avançar na reengenharia de projetos e na modernização dos processos que já foram digitalizados", como indica a Mercadona.
Em causa está a modernização de 300 aplicações ou processos sujeitos a melhoria tecnológica. "Implementaremos tecnologias, arquiteturas e linguagens de vanguarda que nos permitam continuar a avançar em agilidade e eficiência para dar resposta às novas necessidades da empresa e dos nossos clientes, para os quais queremos continuar a ser uma referência no futuro", afirma Patricia Tobía, diretora-geral do Departamento de Informática (CIO) da Mercadona.
A Mercadona IT conta atualmente com 1.200 profissionais com perfil tecnológico na equipa, especializados em áreas como o desenvolvimento e arquitetura de software, cibersegurança, DevOps, gestão de dados, product management, cloud, infraestrutura IT, design UX/UI, gestão de dispositivos e compras de software informático, entre outros.
A equipa "trabalha de forma coordenada com as restantes áreas de negócio da empresa para desenhar, implementar e manter as soluções tecnológicas que impulsionam a Mercadona. Assim, a inovação tecnológica levou a empresa a desenvolver aplicações que lhe permitiram agilizar a tomada de decisões e contribuir para a inovação de produtos; criar sistemas inteligentes e eficientes para otimizar custos e reforçar a produtividade nos blocos logísticos; controlar digitalmente a rastreabilidade dos produtos, garantindo continuamente a segurança alimentar e a qualidade; melhorar a experiência de compra dos clientes nas lojas, gerando espaços mais acolhedores que permitem uma poupança até 40 % em iluminação; e desenvolver soluções informáticas para novas linhas de negócio, como a secção “Pronto a Comer”, entre outras", explicita a Mercadona.
O desenvolvimento de soluções tecnológicas permite gerir projetos do princípio ao fim e ver o impacto real no dia a dia de mais de 100.000 trabalhadores da empresa, bem como nas lojas e blocos logísticos.