MERCADONA INVESTE NA SUSTENTABILIDADE
A Mercadona melhorou a receita das seis maioneses de marca própria, a Hacendado, eliminando a acidez e tornando-a mais densa, reduzindo também os açucares e os conservantes, adicionando aromas naturais. A embalagem também foi melhorada, deixando o plástico em quatro delas, passando a ser de vidro, e nas outras duas, o invólucro de plástico que cobria a embalagem, foi eliminado. Com esta medida, a empresa vai produzir menos 900 toneladas de plástico por ano.
Esta medida insere-se na política da empresa, e na Estratégia 6.25, que passa por reduzir 25% do plástico nas suas embalagens, que todas as embalagens de plástico sejam recicláveis e reciclar todos os seus resíduos de plástico. Para isso, a empresa vai investir cerca de 140 milhões de euros nos próximos quatro anos, para realizar todos os movimentos que fazem parte dessa estratégia e que passam por modificações em diferentes processos da empresa, desde o redesenho das embalagens do futuro, em coordenação com fornecedores, até à adaptação de lojas e logística, gestão de resíduos.
A Mercadona já eliminou os sacos de plástico de uso único em todas as seções, que foram substituídas por sacos compostáveis (-3.200 toneladas de plástico por ano); e também eliminou os descartáveis de plástico de uso único, que foram substituídos por outros mais sustentáveis feitos com materiais que respeitam o meio ambiente (-3.000 toneladas de plástico por ano). Nos próximos anos, as embalagens que a empresa irá utilizar serão recicláveis e continuará a reduzir o plástico nas embalagens dos produtos de marca própria, em colaboração com os seus fornecedores.