METRO DEU EM CAMPANHÃ O SEU PRIMEIRO PASSO
Foi precisamente há 23 anos, no diz 15 de março de 1999, que começou a obra tão ansiada do metropolitano do Porto, na estação de Campanhã, no Porto.
"Há 23 anos, o Metro do Porto dava um passo de gigante para o seu funcionamento, através da abertura da primeira frente de obra, com a instalação do primeiro estaleiro em Campanhã", recorda hoje a Metro do Porto.
João Cravinho, então ministro do Equipamento, Planeamento e Administração do Território, presenciou o momento e afirmou: "A projecção do Porto no século XXI está garantida". Fernando Gomes, então presidente da Câmara do Porto, era o presidente do conselho de administração da Metro do Porto, tendo-lhe sucedido em outubro do mesmo ano José Vieira de Carvalho.
A Metro do Porto foi criada em 1994 e desde logo deu início à preparação do concurso para o lançamento da maior obra de metropolitano construída de uma só vez.
Em julho do ano 2000, entra em funcionamento a tuneladora, começando a perfurar o túnel de 2,3 km que irá ligar Campanhã à Trindade. Um ano depois, no mesmo mês, a Metro do Porto realiza viagens regulares com passageiros. O troço da Linha A (Azul) compreendido entre a Estação Câmara de Matosinhos e a Estação Viso entra em operação experimental. Todos os dias, nos horários 16/22 horas (dias úteis) e 14/22 horas (fins-de-semana e feriados), o Metro está em funcionamento. As viagens são gratuitas, mediante a apresentação dos bilhetes disponíveis numa vasta rede de distribuição.
O Metro de Lisboa, por seu lado, entrou em funcionamento no dia 29 de dezembro de 1959, com uma linha constituída por dois troços distintos, Sete Rios (atualmente, Jardim Zoológico) – Rotunda (atualmente, Marquês de Pombal) e Entre Campos – Rotunda (Marquês de Pombal), confluindo num troço comum, Rotunda (Marquês de Pombal) – Restauradores.
O Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar e Maia tiveram de esperar um pouco mais...