MIGUEL LEMOS PROPÕE PROGRAMA PARA AJUDAR A RECONSTRUIR REDE DE ÁGUA DA UCRÂNIA

123
22-03-2022 | 15:53 | | |

MIGUEL LEMOS PROPÕE PROGRAMA PARA AJUDAR A RECONSTRUIR REDE DE ÁGUA DA UCRÂNIA

Escrito por Eugénio Queirós

A Aqua Publica, empresa que reúne 66 empresas públicas que prestam o serviço de abastecimento de águas e saneamento, compromete-se a ajudar na reconstrução das redes de abastecimento de água e saneamento da Ucrânia. A proposta foi apresentada por Miguel Lemos, presidente da Águas de Gaia e vice presidente do organismo europeu.

Hoje, a Aqua Publica lançou um apelo para que a Rússia termine uma guerra que também está a causar danos ambientais de longo prazo.

No âmbito do Dia Mundial da Água, que se assinala a 22 de março, e na sequência do conflito a decorrer na Ucrânia, a Aqua Publica Europea, da qual faz parte a Águas de Gaia, representada pelo Presidente do Conselho de Administração, Miguel Lemos Rodrigues, em conjunto com todos os seus membros, “solicita que todas as instalações de água existentes naquele país sejam protegidas“, lê-se num comunicado da Águas de Gaia, “sendo vitais para o fornecimento contínuo de água potável e saneamento básico”.

De acordo com a empresa municipal de Vila Nova de Gaia, “esta preocupação visa não apenas os atuais cidadãos que ainda permanecem na Ucrânia, para o total e imediato acesso a água potável, como também, numa tentativa de limitar esforços de reconstrução no período pós-guerra de várias infraestruturas”.

No seguimento desta posição, a Associação Ucraniana de Serviços de Água foi contactada e informada desta intenção conjunta como “manifestação de solidariedade e oferta de total apoio dos parceiros e empresas públicas da APE“, adianta o comunicado, tendo a associação partilhado as suas atuais necessidades.

A Aqua Publica reúne empresas públicas de 13 países europeus que servem 80 milhões de pessoas.

Recuperamos aqui um excerto de uma recente entrevista do presidente da Águas de Gaia a O GAIENSE:

Como está a ver tudo o que está a acontecer na Ucrânia?

É algo de impensável. A Águas de Gaia cedeu o espaço onde o nosso armazém irá ser instalado provisoriamente, no centro empresarial da UTIC à comunica ucraniana. Dissemos presente desde logo. Iremos também fazer todos os possíveis para que os nossos funcionários também possam fazer ações de solidariedade e a Estação Litoral da Aguda dará a sua receita de bilheteira durante duas semanas para as crianças desalojadas da Ucrânia. No âmbito da Aqua Publica Europeia e acreditando que esta guerra vai ter um fim, eu apresente uma proposta para que possamos unir-nos e ajudar a reconstrução da rede de água na Ucrânia.

 

Mais notícias