MORREU SALVADOR GUEDES
Morreu Salvador Guedes, ex-presidente da Sogrape Vinhos.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamenta no site oficial da Presidência, numa nota publicada esta sexta-feira, "a partida precoce de Salvador Guedes e apresenta à família as suas mais sentidas condolências".
"Salvador da Cunha Guedes dedicou a sua vida a causas, numa primeira etapa empresarial à causa familiar do vinho, presidindo e desenvolvendo a Sogrape, e numa segunda etapa, à causa da Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), fundando a Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica", acrescenta Marcelo Rebelo de Sousa.
A 3 de outubro de 2016, o Presidente da República condecorou o ex-presidente da Sogrape, a quem a doença havia sido diagnosticada há cerca de três anos, com o grau de comendador da Ordem do Mérito.
Salvador Guedes foi uma dez personalidades destacadas por O GAIENSE na sua gala das Mil Edições, no ano passado.
Salvador Guedes era filho de Fernando Lobo Guedes, falecido em 2018, e neto do fundador da Sogrape, Fernando van Zeller Guedes, que criou a empresa em 1942.
Salvador passou a presidência da empresa para o irmão, Fernando Guedes, mas continuou a deslocar-se à empresa, onde manteve um escritório.
Salvador resistiu dez anos à doença, tendo perdido toda a mobilidade e vivendo dependente de máquinas. O ex-patrão da Sogrape comunicava através do olhar e de uma máquina que traduzia o pensamento.