MORTALIDADE POR COVID-19 PODE CONTINUAR A SUBIR EM PORTUGAL
As campainhas de alerta já estão a soar em Portugal relativamente à situação COVID-19.
Um relatório do Instituto Superior Técnico alerta hoje para o facto de a mortalidade por Covid-19 poder aumentar em Portugal nos próximos 30 dias, recomendando o uso de máscara sempre que exista risco de contágio.
Os óbitos diários em média móvel a sete dias passaram de 20.3 para 30.3 desde 16 de maio, uma subida de 50% que se acentuará nos próximos dias. A recente subida de casos provavelmente contribuirá para a subida deste indicador nos próximos 30 dias.
Os estudos adiantam ainda que, com dados de 22 de maio, o Indicador de Avaliação da Pandemia (IAP) do IST e da Ordem dos Médicos estava nos 84 pontos, acima do "nível de alarme", podendo chegar aos 90 pontos, tendo em conta as previsões de internamentos.
O IAP combina a incidência, a transmissibilidade, a letalidade e a hospitalização em enfermaria e em cuidados intensivos, apresentando dois limiares: o nível de alarme, quando atinge os 80 pontos, e o nível crítico, quando chega aos 100 pontos.
Portugal é o segundo país do Mundo e o primeiro da Europa com maior número de mortes por COVID-19 por milhão de habitantes.